23 de Fevereiro, 2024

Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social celebra Dia do Sargento

Foto: SSPDS

Descripción de la imagen

Aguardando imagem patrocinada

Hoje se celebra o Dia do Sargento, e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), através de seu site institucional parabeniza todos os militares, e em especial os servidores das corporações do estado.

Para o sargento Silvanito Santos, auxiliar de relações públicas do 11º Batalhão da Polícia Militar do Ceará, orgulhoso da patente que ocupa, ele considera que  ser sargento da Polícia Militar é uma grande honra que exige muita responsabilidade, “por isso, procuro exercer com profissionalismo e dedicação, as atribuições que são designadas a mim, por ocupar esta graduação dentro da instituição”, destaca Santos.  

Um curso para promoção de sargentos é realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aesp). Nas aulas, os aspirantes a sargento estudam disciplinas direcionadas para mediação de conflitos, direitos humanos, atuação do profissional de segurança pública frente a grupos vulneráveis, tecnologias e sistemas informatizados, direito constitucional, direito penal, direito penal militar, direito processual penal militar, direito disciplinar militar e conhecimentos específicos tais que: isolamento e preservação de local de crime e sinistro, polícia comunitária, armas e munições letais e menos letais e equipamentos; dentre outras atividades complementares.

Na sistemática de promoção se começa como 3º sargento, após claro, a conclusão do curso. Depois de três anos como 3º sargento, o militar estadual concorre ao posto de 2º sargento, e já para 1º sargento, o pretendente recebe a condecoração por antiguidade na prestação de serviços ou merecimento.

Para ser promovido à graduação de 3º Sargento, o militar precisa concluir com êxito o CHS. Após três anos como 3º sargento, o militar estadual concorre à promoção de 2º sargento e três anos depois, à promoção de 1º sargento, seja por antiguidade ou merecimento.