3 de Março, 2024

Foto: Divulgação

Descripción de la imagen

Aguardando imagem patrocinada

O novo aeroporto de Sobral recebeu a autorização para realizar voos, através de portaria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Este documento assinalado no dia 10 deste mês, permite a abertura do tráfego aéreo local. A situação atual do equipamento estabelece que já está inscrito no cadastro de aeródromos.

À rigor, o então denominado Aeroporto Regional de Sobral Luciano Arruda Coelho, após a conclusão das obras, foi entregue pelo Governo do Estado em abril do ano passado. Na ocasião, o empreendimento localizado a cerca de 25 km da sede do município foi inaugurado pelo ex – governador Camilo Santana, contando com a participação da ex – vice – governadora Izolda Cela.

Durante este período o equipamento se manteve inutilizado até que fosse homologado pela Anac, o qual aconteceu neste mês. Enquadrado em uma área de 180 hectares, o aeroporto possui pista de pouso e espaço para decolagem com 1.800 m de extensão por 30m de largura. Além disso, o equipamento dispõe de estacionamento, pistas de taxiamento, balizamento noturno e um terminal de passageiros, com extensão de dois mil m².

O prefeito da cidade, Ivo Gomes, salienta que o aeroporto representa o desenvolvimento regional da localidade e que a denominação do empreendimento é em alusão a Luciano de Arruda Coelho, que nas palavras do atual chefe do executivo municipal, “um homem desenvolvimentista que, mesmo sem ocupar cargos públicos, fez uma grande diferença em Sobral, um intelectual, advogado pioneiro da cidade, alguém que sabia que não há desenvolvimento sem ensino superior, academia e tecnologia”, frisa o prefeito de Sobral.