16 de Junho, 2024

Museu inaugura exposição onde mostra ferrovia em miniatura

Foto: Divulgação

Descripción de la imagen

Aguardando imagem patrocinada

Aguardando imagem patrocinada

Uma exposição com foco num sistema ferroviário, é o que propõe a mostra “Ferrovia em miniatura: Memórias das Oficinas do Urubu”, e outra intitulada “Memórias da Estação”. Estes espaços marcam o início das atividades do Museu Ferroviário João Felipe, equipamento que compõe o Complexo Cultural Estação das Artes, localizado na capital cearense.  

Esta exposição que conta com um ciclo de curta duração, foi inaugurada ontem (25), porém a abertura definitiva das atividades do Complexo Cultural está prevista para acontecer no primeiro semestre deste ano.

Na exibição ferroviária, que é gratuita e aberta ao público, está em cartaz uma maquete de cinco metros que retrata desde os seus primórdios, nos anos 1930, quando pertencia à Rede Viação Cearense, as Oficinas de Manutenção da Transnordestina – recinto denominado como “Oficinas do Urubu”. A obra de arte foi produzida pelo ferroviário metalúrgico Antônio Simão, que trabalha nas oficinas há 40 anos.

E na entrada principal do Complexo, a exposição digital “Memórias da Estação” apresenta aos visitantes, 21 registros fotográficos que cartografam as principais mudanças espaciais evidenciadas pela Estação João Felipe, ao longo de quase 150 anos de história. 

Aguardando imagem patrocinada