23 de Fevereiro, 2024

Museu inaugura exposição onde mostra ferrovia em miniatura

Foto: Divulgação

Descripción de la imagen

Aguardando imagem patrocinada

Uma exposição com foco num sistema ferroviário, é o que propõe a mostra “Ferrovia em miniatura: Memórias das Oficinas do Urubu”, e outra intitulada “Memórias da Estação”. Estes espaços marcam o início das atividades do Museu Ferroviário João Felipe, equipamento que compõe o Complexo Cultural Estação das Artes, localizado na capital cearense.  

Esta exposição que conta com um ciclo de curta duração, foi inaugurada ontem (25), porém a abertura definitiva das atividades do Complexo Cultural está prevista para acontecer no primeiro semestre deste ano.

Na exibição ferroviária, que é gratuita e aberta ao público, está em cartaz uma maquete de cinco metros que retrata desde os seus primórdios, nos anos 1930, quando pertencia à Rede Viação Cearense, as Oficinas de Manutenção da Transnordestina – recinto denominado como “Oficinas do Urubu”. A obra de arte foi produzida pelo ferroviário metalúrgico Antônio Simão, que trabalha nas oficinas há 40 anos.

E na entrada principal do Complexo, a exposição digital “Memórias da Estação” apresenta aos visitantes, 21 registros fotográficos que cartografam as principais mudanças espaciais evidenciadas pela Estação João Felipe, ao longo de quase 150 anos de história.