23 de Fevereiro, 2024

Wellington Freitas e a saga do Dom Quixote na solenidade de posse dos parlamentares na Assembleia Legislativa

Descripción de la imagen

Aguardando imagem patrocinada

A retomada de atividades da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) nesta nova legislatura foi emblemática no sentido notório da ação em entrevistas do radialista e apresentador do programa Uirapuru Notícias, Wellington Freitas, na solenidade de posse dos parlamentares na Casa do Povo.

Em Dom Quixote, livro de Miguel de Cervantes, e principal obra da literatura espanhola, onde o autor narra as peripécias e antológicas alegorias do cavaleiro na busca de um imaginário, e se depara com moinhos de vento e histórias para contar.

Em paralelo, numa leve comparação, assim como o clássico de Cervantes, estava Wellington na Alece, em mãos, o microfone e sua câmera adaptada, entrevistando deputados e deputadas, conversando com personalidades, dialogando com assessores, buscando a notícia nas minúcias do poder legislativo cearense.

Numa de suas investidas se deparou com a principal estrela da solenidade em termos de significado simbólico para o Vale do Jaguaribe, a deputada estadual eleita Juliana Lucena (PT). Esta considerada pelo prefeito de Quixeré, Toinho do Banco, a dama que representa o fortalecimento do crescimento econômico da região, o qual o próprio ressalta que ela removerá os entraves para o desenvolvimento deste território do estado.

Na ocasião, no diálogo com Wellington, Juliana afirmou que agora é o marco inicial da responsabilidade do mandato e ela enfatizou que irá trabalhar com muito empenho para a população do Vale do Jaguaribe, principalmente agora que a parlamentar está assumindo na mesa diretora da Assembleia, o cargo de 2ª Secretaria.

Juliana disse que irá defender as bandeiras de campanha com vigor, e que estará à disposição do Executivo para somar forças. A deputada destaca que nos primeiros momentos na Assembleia relatou que foi muito bem acolhida e que o protagonismo feminino se fortaleceu nesta nova eleição, com mais três mulheres parlamentares a mais em comparação a legislatura passada.

Autoridade que se engradeceu politicamente nestes últimos anos, o deputado estadual reeleito, Salmito Filho, o qual hoje já se licenciou do mandato para exercer a função de uma das pastas mais importantes e estratégicas do executivo estadual, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet).

No bate – papo com Wellington, Salmito disse que está recebendo uma pasta com um legado de importantes conquistas, que o compromisso é manter este status e a orientação do governador, segundo o Secretário, é avançar ainda mais.  

Na ocasião, Salmito fez uma alusão ao município de Russas, o qual ele considera a capital do Vale do Jaguaribe, e salientou que no exercício do cargo terá como missão trabalhar em prol de diminuir as desigualdades sociais.

“Porque é uma pasta que constrói a política pública do desenvolvimento econômico, social, sustentável, do ponto de vista econômico, social e ambiental. Isso significa que o estado, o poder público estadual pode e deve estimular a iniciativa privada que gera emprego e renda pra gerar cada vez mais oportunidades produtivas para a população cearense”, frisou o deputado estadual licenciado.

Outro parlamentar reeleito, Zezinho Albuquerque (PP), que está assumindo também uma Secretaria no governo Elmano, a das Cidades, explicou para Wellington que será reavaliada e retomada com mais ênfase o programa Minha Casa Minha Vida, o qual segundo o próprio, praticamente não progrediu nos últimos anos, mesmo assim de acordo com o gestor, será concluído um mutirão de apartamentos no bairro Bom Jardim, com cerca de mil unidades.

“Nós vamos começar um projeto Minha Casa Minha Vida no interior do estado, porque muita gente precisa de moradia. Nós sabemos que muita gente precisa de emprego, de uma saúde melhor”, comunicou Albuquerque.

Um representante sólido da região do Vale do Jaguaribe, o deputado reeleito, Leonardo Pinheiro (PP) endossado pelo prefeito de Iracema, Celso Gomes, como uma liderança atuante na região do Vale do Jaguaribe.

Na conversa com Wellington, Leonardo explanou que se encontra aprovado no começo do ano passado como projeto de lei a implementação de uma faculdade de medicina pública próxima ao Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, e ele falou que estará junto ao Governo Elmano cobrando a implantação do serviço de Oncologia e Traumatologia no citado equipamento de saúde.