5 de Março, 2024

Fortaleza obtém menor índice de criminalidade para o mês de janeiro

Secretário pretende implementar sistemática no interior. Foto: SSPDS

Descripción de la imagen

Aguardando imagem patrocinada

Epicentro dos índices de criminalidade do estado, motivado pelo manancial de problemas sociais herdados por falta de políticas públicas de inclusão social, que por assim também alcança as grandes metrópoles, se contextualiza a capital cearense.

No entanto, este quadro está começando a mudar, segundo consta dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). De acordo com informações do órgão, Fortaleza apresentou redução de 22,7% nos índices de Crimes Violentos Letais e Intencionais no primeiro mês de 2023, comparado ao mesmo período do ano passado.

Ao todo, foram 51 casos em janeiro deste ano, contra 66, registrados no mesmo período do ano anterior. Esse é o melhor resultado desde setembro de 2019, quando a capital apresentou 44 mortes violentas.

De acordo com o secretário da SSPDS, Samuel Elânio, esta configuração é fruto do trabalho integrado que tem ocorrido de forma continuada pelas forças governamentais de segurança.

 “Acreditamos que essa redução em Fortaleza é fruto de um trabalho que tem sido iniciado nas principais Áreas Integradas de Segurança da Capital. Queremos replicar esse trabalho para a Região Metropolitana, Interior Norte e Sul do Estado. Mas isso é exatamente fruto do trabalho integrado do uso da inteligência, tanto da Secretaria, como das Polícias Civil e Militar, que estão presentes em territórios, onde identificamos a atuação de criminosos. Isso tem demonstrado que esse trabalho tem sido cirúrgico começando nas áreas mais difíceis e sendo expandido para as demais partes do Ceará”, destacou Samuel.

SECRETARIAS ALINHAM ATRIBUIÇÕES PARA SOLIDIFICAR POLÍTICAS DIRECIONADAS AO RETORNO SOCIAL

Com o objetivo de alinhar ações de planejamento das forças governamentais de segurança para a nova gestão do Executivo estadual, o secretário Samuel Elânio, titular da SSPDS, se reuniu hoje, com a secretária do Planejamento e Gestão, Sandra Machado. O encontro ocorreu na sede da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), em Fortaleza.

Durante o encontro, o secretário ponderou sobre a importância do diálogo e a cooperação interinstitucional, para assegurar novas atividades conjuntas. “A visita à Seplag é um encontro institucional de alinhamento que estamos realizando também com outras pastas. Estamos à disposição para parcerias, trabalhos e possíveis ações para atuarmos juntos em prol de melhores serviços aos cearenses”, explanou Samuel.

A secretária da Seplag, Sandra Machado, ressaltou que o encontro fortalece a parceria entre as pastas para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população. “É extremamente relevante discutir gestão e planejamento com uma área tão estratégica como a Segurança Pública. Acreditamos que a qualificação e a boa gestão dos recursos humanos da área representam um grande passo para que o Estado possa elevar a qualidade dos serviços prestados à população”, asseverou Sandra.