16 de Junho, 2024

Preocupação no período momino: embriaguez no volante multiplica em três acidente fatal

Foto: Divulgação

Descripción de la imagen

Aguardando imagem patrocinada

Aguardando imagem patrocinada

Dados recentemente constatados estão apontando que segundo indica, a embriaguez ao volante multiplica por três as chances de acidentes fatais. Associado a essa conjuntura probabilidades de ocorrência com lesões graves, tais como fraturas e traumas em geral. As informações foram levantadas pelo programa Respeito à Vida, em São Paulo.

No ano passado apesar das restrições estabelecidas pelos órgãos públicos durante o período por causa da pandemia, no entanto, em alguns locais se estabeleceram as festas carnavalescas com utilização de máscaras e distanciamento social.

Entretanto, em 2022, a Polícia Rodoviária Federal no Ceará registrou 21 acidentes de trânsito no feriado do Carnaval, com 26 feridos, sendo três ocorrências graves. Segundo a presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, a médica Christine Munis, este período do ano é o momento que a categoria fica em estado de alerta, “porque as pessoas saem, para bailes e festas, e alguns esquecem, abusam e podem dirigir tendo bebido”, aborda Christine.  

Segundo o Ministério da Saúde, uma em cada cinco vítimas de trânsito atendidas nos prontos-socorros brasileiros ingeriram bebida alcoólica. De acordo com o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob a influência de álcool é infração gravíssima, acarretando como penalidade multa e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Além disso, haverá recolhimento do documento de habilitação (CNH) e retenção do veículo.

Aguardando imagem patrocinada