5 de Março, 2024

Apesar da tranquilidade em relação a Covid, médico aponta cuidados para o carnaval

Foto: Divulgação

Descripción de la imagen

Aguardando imagem patrocinada

A folia do carnaval enfim vem chegando, dessa vez com força plena, pelo menos no aspecto sanitário, pois segundo levantamento da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), a capital cearense, epicentro da Covid no estado, até o momento no mês de janeiro e até o dia oito de fevereiro deste ano, não foram computados óbitos pela doença.

Porém, com os dados animadores neste aspecto, especialistas direcionam suas atenções para outra abordagem da saúde, a questão da imunidade. A indicação entre os principais cuidados estão a hidratação, fazer ao menos uma refeição com “comida de verdade”, não abandonar a rotina de atividades físicas, dormir o máximo possível e usar protetor solar.

Além disso, não esquecer do álcool em gel para manter a higiene nas mãos, consumir bebidas alcoólicas com moderação e evitar o compartilhamento de copos, talheres e garrafas são outras dicas importantes para que os foliões terminem a festa com saúde.

“Outro ponto importante é formar um exército contra qualquer tipo de bactéria ou organismo, por meio do fortalecimento do seu sistema imunológico, que terá a tendência a combater invasores. Muitas vezes o corpo está inflamado em razão da ingestão de alimentos, mas quando o sistema imunológico está fortalecido, a doença não chega”, explica o médico especialista em longevidade, André Guanabara.

Guanabara acrescenta que uma saudável nutrição auxilia a combater a síndrome de burnout, “pois o estresse está diretamente ligado a tais problemas, pois reduz hormônios importantes, como a serotonina e a dopamina”, explicou. Ainda segundo o especialista, para melhorar a imunidade é preciso adotar a atividade física durante este período.