16 de Junho, 2024

Durante o carnaval, guarda – vidas salvaram 56 pessoas de afogamento no litoral cearense   

Foto: SSPDS

Descripción de la imagen

Aguardando imagem patrocinada

Aguardando imagem patrocinada

Durante o período carnavalesco no litoral cearense, agentes salva – vidas atuaram de forma regular desde a última sexta – feira (17) numa área que compreende 573 km de praias, distribuídos em 20 municípios. Em 16 destas cidades, a equipe de Batalhão e Busca e Salvamento agiu na maioria em tempo hábil.

No que consiste ao salvamento de indivíduos que se afogaram, 56 pessoas foram resgatadas com vida e foi registrado um afogamento fatal na área de atuação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), dois fora do raio de circunscrição.

Ao todo, foram 16.324 ações do CBMCE realizadas durante a operação no Ceará, sendo contabilizadas, no período, 16.185 prevenções aquáticas. Trabalharam na Operação Carnaval 2023, 660 bombeiros militares, com o reforço extraordinário de 389 militares. O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará complementou o efetivo para atender ocorrências relacionadas ao resgate e ao salvamento de pessoas, com foco no trabalho de guarda-vidas em praias, lagoas e açudes e no serviço de busca e salvamento.

Segundo o coronel comandante-geral do CBMCE, José Cláudio Barreto de Sousa, a frota de automóveis para auxiliar no efetivo, foram utilizadas 50 viaturas, com veículos 4×4, motos aquáticas e quadriciclos para apoio aos guarda-vidas. “Além de equipes de mergulho e guarda-vidas, a Defesa Civil atuou na prevenção das respostas a possíveis desastres. O setor de Engenharia Prevenção de Incêndio realizou fiscalizações e vistorias técnicas em eventos”, frisou o coronel.

Aguardando imagem patrocinada