16 de Junho, 2024

Transnordestina: Governadores do Ceará e Piauí em reunião com Renan Filho

Descripción de la imagen

Aguardando imagem patrocinada

Aguardando imagem patrocinada

A dimensão a qual representa a Ferrovia Transnordestina para a região Nordeste de forma proeminente se fortaleceu hoje com o encontro em Brasília novamente dos atuais governadores do Ceará e Piauí, estados que são neste momento, os principais ativos diretos de investimentos.  

Os governadores Elmano de Freitas {Ceará} e Rafael Fonteles {Piauí} estiveram em reunião também com o ministro dos Transportes, Renan Filho, primordial ator executivo público na articulação de tratativas para o desenvolvimento do projeto. Segundo Elmano, após a audiência com o ministro ocorreu um encontro com representantes das bancadas cearenses e piauienses, no Congresso Nacional.

De acordo com a divulgação do mais recente gráfico da construção do empreendimento, divulgado pela corporação, o ramal piauiense se encontra com cerca de 70% executado. E se veicula nas redes sociais via youtubers que acompanham paulatinamente a obra, que a construção do trecho cearense avança na localidade de Aurora.

   

A previsão, segundo o chefe do executivo do Piauí, é que justamente este englobamento ferroviário citado seja finalizado até 2026. Rafael Fonteles discorreu que a importância estratégica para o Piauí é o escoamento de grãos e minérios de ferro através deste material transportado.

O líder do Governo na Câmara, José Guimarães (PT), relatou que a obra está bem estruturada e salientou que é preciso ampliar os recursos financeiros para que, no curto e médio prazo, o projeto seja concluído no trecho do Piauí até o Porto do Pecém. Segundo, ainda, Guimarães define a Transnordestina como uma das prioridades do Governo Lula.    

Aguardando imagem patrocinada