22 de Abril, 2024

Descripción de la imagen

Aguardando imagem patrocinada

Aguardando imagem patrocinada

A conjuntura de delinear o formato de pensamento dos parlamentares é uma máxima para estabelecer as propostas de cada ente para o desenvolvimento do estado, além da própria organização política para atingir metas e objetivos. Wellington Freitas esteve conversando com eminentes personalidades da seara política.

Um exemplo, o senador Cid Gomes (PDT), o qual relatou a atual fase que o partido está atravessando, o caracterizando como “um momento de tensão”.  O ex – governador do Ceará declarou que nos tempos recentes, apesar do PDT ter um histórico de consensos, porém nos últimos meses a sigla obteve entendimentos divergentes. No entanto, Cid pondera que atua com cada vez mais entusiasmo, animado, no aspecto de ocupar a liderança do partido no Senado. “Disposto a ajudar a condução do partido a nível nacional, e obviamente segurar as pontas, manter o PDT como o maior partido deste estado”, ressalta o senador.  

Cid Gomes afirma que sempre buscou aliança com o Partido dos Trabalhadores (PT) desde à época que era prefeito de Sobral, em 1996. “Essa aliança governa Sobral até hoje, o Ivo é do PDT e a vice é do PT, a Cristiane. Já apoiamos quadro do PT para prefeito. O Vevéu foi prefeito de Sobral, era vice, assumiu e foi reeleito. E no estado a mesma coisa, o PT me apoiou e foi fundamental para a minha eleição e a minha reeleição. Eu apoiei o Camilo, apoiamos a reeleição do Camilo, e agora o candidato era para ser do PDT, mas foi o PDT ou setores do PDT que inviabilizaram isso. Águas passadas para mim, virei a página, é procurar construir de novo, resgatar essa relação”, aponta o parlamentar.

Já o deputado estadual Felipe Mota (União Brasil), ele avalia que está acontecendo uma conversação em Brasília tanto do seu partido quanto do Partido Progressistas (PP) no direcionamento de formatar as lideranças nacionais e formar uma federação, e que neste momento, segundo Mota, em cada estado as siglas estão discutindo questões minuciosas.      

Felipe Mota se diz preocupado com o panorama climático do Ceará, porque o mesmo é produtor rural, e até o momento ele não tem averiguado um quadro chuvoso favorável para assegurar uma safra agrícola. “Não comecei nem a plantar, estou no aguardo porque estou esperando as chuvas garantir uma segurança maior”, salienta o deputado.    

Antônio Granja, natural de Jaguaribara, eleito prefeito em 1993, com uma história política sedimentada, agora no seu sétimo mandato como deputado estadual pelo PDT – antes suplente – analisa que entre suas principais ações em destaque a atuação para a construção do Castanhão, quando era prefeito de Jaguaribara, a implementação do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, a implantação da Ceasa e inciativas para a tramitação do aeroporto do Vale do Jaguaribe.

Granja disse que nessa legislatura vai trabalhar com os prefeitos eleitos do Vale do Jaguaribe para o desenvolvimento da região, e que uma de suas pautas prioritárias a da Saúde, ele enfatizou que já foi sancionado pelo governador Elmano de Freitas uma lei para diminuir as filas de cirurgia. E que outro projeto governamental, o Ceará Sem Fome, de acordo com o parlamentar, houve uma reunião nesta semana com a Mesa Diretora, “discutindo políticas públicas para que a Assembleia possa ter uma participação maior ainda nessa questão do Ceará Sem Fome”, reforçou Granja.

Aguardando imagem patrocinada