5 de Março, 2024

Foto: Reprodução

Descripción de la imagen

Aguardando imagem patrocinada

  • Matéria do estagiário Victor Campos  

O otimismo no que tange o consumo no país há uma estimativa positiva, porque dados da Intenção de Consumo das Famílias avançou 1,3% em fevereiro deste ano. Descontados os efeitos sazonais, neste período, o consumo atingiu o maior índice (95,7 pontos) desde o início da pandemia. O cálculo é apurado mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

E neste dia 15 de março se celebra o Dia do Consumidor, uma data que vem ganhando cada vez mais destaque no comércio mundial. Embora muitas pessoas acreditem que a data foi criada para estimular o consumo, na verdade, surgiu com o objetivo de proteger os direitos dos consumidores.

No Brasil, em 9 de julho de 2002, o legislador brasileiro, por meio de Lei Federal, instituiu o 15 de março como o Dia Nacional do Consumidor, e estabeleceu que, nessa data, os órgãos federais, estaduais e municipais de defesa do consumidor deverão promover festividades, debates, palestras e outros eventos, com vistas a difundir os direitos do ‘homenageado’.

Neste contexto, o enfermeiro cearense Clauderson Serafim, 25 anos, um entusiasta na arte de consumir destacou seu planejamento nos hábitos de consumo. “Costumo consumir bastante, em lojas de shopping, supermercados, e restaurantes geralmente é onde eu costumo comprar mais, adoro aproveitar descontos e promoções”, destaca o profissional da área de saúde.

Com a crise da Covid em 2022, o mercado teve que se adaptar às medidas de proteção e o consumo online aumentou consideravelmente, porém com as ações provocadas pelas medidas sanitárias e a aplicação das vacinas, o comércio se regulou.  

“Ano passado eu tive que me adaptar as mudanças que a COVID-19 trouxe, então eu comprava todos os meus produtos online e por aplicativos, até mesmo via WhatsApp, hoje em dia eu consigo retomar à minha rotina e voltar as lojas para efetuar minhas compras, vendo os produtos e escolhendo a mão o que quero levar”, frisa o enfermeiro.

Sobre a expectativa para esse dia do consumidor, Clauderson ressalta: “Espero encontrar diversas promoções e descontos, conseguir comprar tudo o que planejei, principalmente trocar o armário da cozinha e um liquidificador novo”.