19 de Junho, 2024

Programa estimula acabar com a fome nos quintais das casas

Deputado estadual Romeu Aldigueri (PDT)

Descripción de la imagen

Aguardando imagem patrocinada

Aguardando imagem patrocinada

Um programa com intuito de utilizar o quintal das casas para desenvolvimento de atividades de agricultura é a proposta apresentada na Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Romeu Aldigueri (PDT), líder do governo.

O projeto de indicação do parlamentar possui o objetivo de implementar a atividade de agricultura urbana às garantias voluntárias do abastecimento alimentar. A propositura é voltada para famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico, e que mantenham quintais urbanos em suas moradias.

O parlamentar destaca que o projeto possui como meta superar recentes problemas crônicos como o combate à fome. “De início é proposto o estímulo ao hábito de fazer dos quintais urbanos verdadeiros espaços verdes, por outro é também proposto o incentivo à produção de alimentos de maneira saudável, contribuindo, assim, significativamente no combate à fome que voltou drasticamente a assolar a sociedade brasileira nos últimos anos”, explica Aldigueri.

Romeu aponta ainda que o programa buscará estimular o comércio dos produtos excedentes gerados pelas famílias em feiras e no comércio local, incluindo a produção de mudas e compostos orgânicos para a comercialização. “Nossa pretensão é que famílias cearenses possam ter, em suas hortas residenciais, uma fonte de complementação alimentar e até de renda, contribuindo, ao mesmo tempo, para a preservação do meio ambiente ao estimular que os quintais sejam espaços de plantio e preservação do verde”, reforça.

Se criado, os beneficiários do Programa Quintais Verdes receberão, por parte do Poder Executivo, assistência técnica e de extensão para a produção sustentável de base agroecológica e orgânica de alimentos e plantas ornamentais, meios para o cultivo de ervas medicinais e temperos, disponibilização de mudas e sementes para a instalação inicial dos quintais, entre outros benefícios.

Aguardando imagem patrocinada