3 de Março, 2024

Vice – Governadora pretende levar Casa da Mulher para o Vale do Jaguaribe

Jade recebe o título de cidadã de Iracema

Descripción de la imagen

Aguardando imagem patrocinada

A vice – governadora do Ceará e secretária da pasta das Mulheres, Jade Romero, declarou que há demanda para trazer uma Casa da Mulher Cearense – equipamento com aparato estrutural para atendimento a causa feminina – para a região do Vale do Jaguaribe. O anúncio foi feito ontem (22) na celebração dos 68 anos de emancipação política do município de Iracema, em entrevista ao apresentador Wellington Freitas.  

Na ocasião, indagada sob a correlação de que há uma propositura da deputada estadual Juliana Lucena (PT), para implantar uma unidade da Casa da Mulher em Limoeiro do Norte, a vice – governadora mencionou que é crucial o engajamento com o Poder Legislativo, porque segundo Jade, nestes dias ela esteve em Brasília para apresentar o programa a organismos federais, e que pretende implementar pelo menos 10 equipamentos desta envergadura para o interior do estado.    

Outro representante do Executivo presente em Iracema, secretário de Assuntos Federais, Leonardo Araújo, relatou que nesta semana estabeleceu ações concretas, em especial, o projeto da energia solar, e a retomada da discussão das tratativas da Transnordestina: “O trecho do Piauí em relação ao Ceará já estão autorizadas pelo Ministério da Integração e Ministério dos Transportes”, frisou Araújo.

O anfitrião do evento, o prefeito Celso Gomes (PT), pontificou avanços na área de educação e na agropecuária do município. De acordo com o chefe do executivo de Iracema, o setor da educação ano passado houve incremento no salário em 33,24% para todos os profissionais. Em janeiro, segundo o prefeito, foi pago a folha com os 15% de aumento que o Ministério da Educação determinou.

“Fizemos as reformas nas escolas no valor de R$ 1,4 milhão, entregamos notebook para os professores, compramos quatro ônibus, compramos projeto pedagógico pra crianças e adolescentes pro nosso município”, enfatizou o prefeito.

Na agricultura, segundo Celso, avanços como por exemplo a assinatura de um convênio com o Sebrae para colocar um agrônomo e um veterinário nas pequenas propriedades rurais. Na pecuária, o prefeito afirmou que foi assinado um convênio com a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), onde se desenvolve um programa de inseminação artificial, “inclusive já nasceram as primeiras bezerras e bezerros já desse programa, que vai transformar a pecuária leitera do nosso município, pois antes no início da gestão nós produzíamos 38.000 litros de leite por dia, hoje estamos produzindo 80.000 por dia. Hoje estamos com oito tratores atendendo os pequenos produtores rurais no programa Corte de Terras neste momento que as chuvas estão chegando, aqui estão chegando bem”, explanou o prefeito.

Quem também compareceu a Iracema foi o deputado estadual Leonardo Pinheiro (PP) que obteve uma expressiva votação no município, no último pleito.  

Celso Gomes discursa no evento celebrativo