3 de Março, 2024

Juliana confirma busca de Casa da Mulher para o Vale do Jaguaribe

Deputada estadual recebeu título de cidadã de Jaguaribara

Descripción de la imagen

Aguardando imagem patrocinada

A deputada estadual Juliana Lucena (PT) afirmou neste sábado (25) que em breve estará em reunião com a vice – governadora Jade Romero e o governador do estado, Elmano de Freitas, para tratar de fortalecer a conjuntura de trazer a Casa da Mulher Cearense para o Vale do Jaguaribe.

O depoimento foi concedido ao apresentador Wellington Freitas, em Jaguaribara. Na ocasião, a parlamentar recebeu o título de cidadã do município, e ela ratificou a solidificação de sua imagem como a deputada do Vale do Jaguaribe.

Celebrando 66 anos da emancipação do município, o prefeito da cidade, Juju de Jaguaribara (PDT), realçou a importância da deputada para a região, que por assim será um elo político para Limoeiro do Norte e para o Vale do Jaguaribe. “E isso só aumenta a responsabilidade, estaremos lá na Assembleia solicitando demandas”, frisou o prefeito.

O chefe do executivo de Jaguaribara apontou o pai de Juliana, José Maria de Oliveira Lucena (PSB), prefeito de Limoeiro do Norte, como personagem atuante no desempenho de desembargador. “É uma grande referência não só política, mas como ser humano, na área jurídica também, pelo seu caráter, por sua índole, é uma referência gigantesca, tem muito ensinamento pra nos repassar e a gente tem uma convivência e aproveitamos muito das conversas e encontro”, destacou Juju.

O prefeito explanou que o município vem evoluindo os índices na educação e na saúde, e que o motor da economia de Jaguaribara, o Castanhão, precisa voltar ao patamar de pelo menos 30% de armazenamento de água.

“Aqui Jaguaribara em 2013 era o maior produtor de tilápia do Brasil. A partir dos 30% dá pra ter uma segurança, na verdade com 20 % o pessoal já está retomando, infelizmente muitos produtores tem o receio, em virtude do nível da água de ter muita mortandade dos peixes, como teve em 2015, onde a gente perdeu mais de 20 mil toneladas de peixe dentro do Castanhão, mas com 30% certamente o reservatório oferece uma segurança hídrica e uma qualidade de água para que a piscicultura volte a sua retomada, afinal é o nosso carro – chefe, era o que empregava 1.000 pessoas”, relata o prefeito.

Primeira mulher eleita presidente da Câmara Municipal de Jaguaribara, vereadora Mazé Martins (PDT), reconhece esforços e avanços da atual administração do Executivo Municipal, e salienta a implantação da Procuradoria da Mulher do Legislativo.“ Nós abrimos espaços para que pudéssemos ajudar nossas mulheres vulneráveis, já que a gente tem visto o aumento da violência cada dia se alonga mais no nosso estado, no nosso país”, alerta a parlamentar.  

Juju de Jaguaribara (Camisa branca): Castanhão precisa de 30% para piscicultura

Alto Santo. O prefeito de Alto Santo, Joenir Holanda (PSD), enfatizou que em seu planejamento administrativo mesmo com a falta de recursos, o enfoque ficou na área da saúde, entretanto, o chefe do executivo ressalta que as pessoas têm exigido mais da Prefeitura, “querem Areninha em todas as localidades, então eu tenho que ter parcerias fortes, um trabalho tem que ser forte em todas as áreas para poder a gente suprir a necessidade da população”, pontua Joenir.

Um setor que se encontra com as pompas em ascensão é a agricultura, pois segundo o Secretário de Agricultura de Alto Santo, Issac Magalhães, o segmento do caju no município é uma potência. “Hoje no Alto Santo temos mais de 12 mil hectares de cajueiro produzindo. Nós já fomos em 1994, o terceiro maior produtor de castanha de caju do Ceará”, menciona Issac.

De acordo com o gestor, em Alto Santo recentemente foi entregue pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) um trator, e através de um programa desenvolvido para o leite, o município foi agraciado com um caminhão, “hoje estamos recebendo leite de nosso estado toda semana, duas vezes por semana, em torno de quase 3.000 litros de leite por semana para distribuir nas escolas, hospitais e entidades”, aponta o Secretário.

Joenir Holanda: parcerias fortes para atender todas as áreas