5 de Março, 2024

Foto: Funceme

Descripción de la imagen

Aguardando imagem patrocinada

Neste ano os índices pluviométricos no interior do estado têm aumentado de forma significativa e castigado o interior do estado. Na região do Vale do Jaguaribe, principalmente em Limoeiro do Norte, Morada Nova, Tabuleiro do Norte, e Russas, as enchentes não vem dando trégua e inundando os municípios e destruindo estradas.

A vereadora Jane Martins, 2ª Secretária da Câmara Municipal de Morada Nova, afirmou que o debate que permeou a sessão solene na casa legislativa ontem (30/03) foi a pauta das ocorrências das chuvas, principalmente na danificação das estradas, por estas conforme a parlamentar, as vias não apresentarem estruturas para suportar um alto volume de águas. 

Segundo a vereadora, apesar do debate em plenário, o problema será resolvido na busca de parcerias, “tanto conseguido recursos, às vezes, com uma emenda, com um deputado, ou articulando com secretário, com prefeito, que a gente consiga alcançar as demandas. Semanalmente os vereadores trazem inúmeras demandas para serem resolvidas, e o tema estradas é o tema da vez porque as chuvas danificaram muitas estradas”, ressalta Jane.

Em nota, o Governo do Estado se pocisionou através da Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP). De acordo com o órgão, as precipitações estão acima da média em boa parte do Ceará, especialmente na região do litoral leste. Segundo a pasta, a entidade está mantendo em regime de plantão para garantir a segurança viária e as adequadas condições de trânsito das rodovias estaduais, através dos 11 Distritos Operacionais.

De acordo com o gerente regional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), Harmilton Freitas, ele frisou que a Funceme constatou que haveria a probabilidade de chuvas com cerca de 40% acima da média, e é o que está ocorrendo, conforme aborda Harmilton. Além disso, segundo o agente técnico do órgão, o monitoramento vem analisando uma deficiência nos aportes dos açudes desde 2012, e que agora não é a falta de chuvas, mas o excesso que está proporcionando alguns transtornos. Acompanhando o Açude Castanhão, Harmilton disse que o reservatório apesar de não já ter terminado a quadra chuvosa, “mas já se encontra com 24.01% de sua capacidade”, ressalta o gerente.

O capitão Araújo, representante da Defesa Civil na região enfatizou que o objetivo é em conjunto ao município de Russas atuar no sentido de minimizar os danos das chuvas junto aos municípios que estão sofrendo com inundações, além de “orientar as defesas civis municipais na parte operacional técnica”, esclareceu.   

MORADA NOVA PRESTIGIA PARLAMENTARES COM GALERIA

A Câmara Municipal de Morada Nova realizou ontem (30) por ocasião das celebrações do mês da mulher solenidade em homenagem às vereadoras que exerceram a função legislativa no município, inaugurando uma galeria em alusão às parlamentares.

De acordo com a vereadora Raquel Girão (PT), secretária da Câmara Municipal de Morada Nova, ela fez uma referência às mulheres que cumpriram legislatura do parlamento da cidade. “E nós estamos fazendo parte dessa história, nos orgulha muito está aqui com seis vezes o número de mulheres representando o legislativo, aumentado cada vez mais, tenho muito orgulho.”

A vereadora Gleide Rabelo (PT) aponta que o gesto do Legislativo indica uma maneira de homenagear as mulheres que desde a década de 1980 assumiram cadeira no parlamento local, sendo cinco que já exerceram mandato e seis que estão em atividade. “Inclusive aqui na galeria tem espaço para futuras vereadoras que assumirão também terão destaque no espaço”, celebra. 

Parlamentares homenageadas em Morada Nova