3 de Março, 2024

Elisa Rosenthal: Se as empresas não acompanharem as mudanças a tendência é perder competitividade e relevância

Descripción de la imagen

Aguardando imagem patrocinada

  • Matéria do estagiário Victor Campos

71% das empresas brasileiras afirmam possuir uma área específica e dedicada à gestão da diversidade e inclusão. Segundo dados recentes da Blend Edu, que mapeou empresas de 34 setores da economia, as empresas têm avançado na temática da diversidade e inclusão em comparação com 2020.

“A diversidade e a inclusão são importantes para o mercado atual, mas também têm um impacto significativo no futuro. À medida que a população continua a crescer e mudar, e as expectativas dos consumidores e dos funcionários evoluem, as empresas que não conseguem acompanhar essas mudanças correm o risco de perder competitividade e relevância”, alerta a fundadora do Instituto Mulheres do Imobiliário, Elisa Rosenthal. 

A principal razão pela qual a diversidade e a inclusão podem impactar o futuro do mercado é através da inovação. As empresas que têm equipes diversas e inclusivas estão mais propensas a gerar novas ideias e soluções criativas para os desafios de negócios. Elas também são mais propensas a entender e atender às necessidades dos consumidores de diferentes origens e experiências.

Além disso, a diversidade e a inclusão podem ajudar a atrair e reter talentos. Os profissionais de hoje em dia estão cada vez mais preocupados com as políticas e práticas de diversidade e inclusão de uma empresa antes de decidirem trabalhar nela. Empresas que não priorizam a diversidade e a inclusão podem ter mais dificuldade em atrair talentos qualificados, o que pode prejudicar sua capacidade de competir no mercado.

“As instituições que promovem ambientes e times plurais, além de ampliar diretamente a diversidade corporativa, também estão aplicando uma estratégia de negócio muito poderosa, e não há problema algum em reconhecer esse outro lado da moeda”, explica a especialista em Recursos Humanos e CEO da Se Candidate, Mulher!, Jhenyffer Coutinho. 

Mas, na prática, o que é a diversidade e inclusão?

Diversidade e Inclusão é uma temática que está relacionada às pessoas e suas singularidades. Diversidade e Inclusão referem-se à valorização e aceitação das diferenças individuais, incluindo, mas não se limitando à raça, gênero, orientação sexual, idade, habilidade e religião. 

A diversidade abrange a presença de indivíduos com diversas características, enquanto a inclusão se concentra em criar um ambiente onde essas diferenças são valorizadas e todos os indivíduos se sintam bem-vindos e respeitados. Ambos são fundamentais para a construção de uma sociedade justa e equitativa.

O mundo corporativo está passando por uma era de transformações, no formato, modelo de trabalho e também na noção de incluir mais pessoas nesse meio. A diversidade e a inclusão nas empresas é extremamente importante, pois as equipes divergentes tendem a ser mais criativas, inovadoras e produtivas. 

Fundadora e CEO da Se Candidate, Mulher!: Jhenyffer Coutinho