21 de Maio, 2024

Foto: Reprodução

Descripción de la imagen

Aguardando imagem patrocinada

Aguardando imagem patrocinada

Hoje se celebra o dia da Contabilidade, e o profissional do ramo é aquele que possui a função de registrar, analisar e interpretar dados financeiros e contábeis das empresas e entidades públicas ou privadas.

Segundo o contador e advogado Gerson Fonteles os serviços que esta profissão permeia na sociedade é relevante no sentido de trazer transparência nos dados contábeis da entidade, além de trazer a segurança ao mercado na medida de tomar decisões seguras e fundamentadas.

Ele pontua alguns benefícios: “o registro dos fatos administrativos para controle da gestão das empresas e entidades; a prestação de informações legais e acessórias para os órgãos de controle e fiscalização; e a transparência das demonstrações contábeis, evidenciando a adequação do patrimônio líquido e da situação financeira da empresa para obtenção de créditos e financiamentos”, aponta o especialista.  

Histórico. O Dia da Contabilidade é comemorado hoje em referência a iniciativa do patrono da contabilidade do Brasil, o senador João Lyra Tavares, que no dia 25 de abril de 1926 defendeu a prática da profissão contábil no Congresso Nacional. A regulamentação oficial foi efetivada em junho de 1931.   

Aguardando imagem patrocinada