23 de Fevereiro, 2024

Recorde de exportações brasileiras para os Estados Unidos em 2023

Foto: Reprodução

Descripción de la imagen

Aguardando imagem patrocinada

Dados apontam que as exportações de produtos nacionais direcionados para os Estados Unidos atingiu recorde no período que compreende os três primeiros meses do ano. De acordo com as estatísticas neste trimestre, o país atingiu o valor de U$ 8,2 bilhões, um aumento de 9% em relação ao mesmo período do ano passado.

As informações coletadas pela Amcham Brasil indicam que com este resultado auxilia no crescimento de quase o dobro de material exportado para o mundo (4,8%).

As mercadorias exportadas em destaque, as vendas de semiacabados de ferro e aço e ferro – gusa, além de celulose, equipamentos de engenharia civil e sucos de fruta. “Destaca-se o incremento de 15,3% das exportações de produtos industriais do Brasil para os EUA neste 1º trimestre. O resultado foi quase US$ 1 bilhão a mais em vendas, o que fez com que o setor expandisse a sua participação na pauta exportadora brasileira”, realça o CEO da Amcham Brasil, Abrão Neto.

No quesito importações, a pesquisa denota que o material oriundo do país ianque efetuou na comercialização um montante de US$ 9,7 bilhões, comparando ao ano passado ocorreu um recuo de 15,4%, reflexo da baixa compra do gás natural norte – americano pelo Brasil, em 2023.