5 de Março, 2024

Diretor do Sebrae pontua que crescimento do Vale do Jaguaribe converge com integração social

Alci Porto discursa para plateia no auditório da Unijaguaribe

Descripción de la imagen

Aguardando imagem patrocinada

A fortificação administrativa para planejar o esboço de atividades da célula social que circunda a região do Vale do Jaguaribe, estabeleceu os parâmetros do IV Encontro de Lideranças do Vale do Jaguaribe e Litoral Leste, contando com o tema Vale Conexão: Inovação e Desenvolvimento Territorial Integrado.

De acordo com a principal referência no ciclo de debates do evento, que ocorreu hoje (3) no campus do Centro Universitário Unijaguaribe, em Aracati – CE, o diretor – técnico do Sebrae (CE), o economista Alci Porto, ele explanou que os objetivos estratégicos da entidade é ampliar a capacidade de transformação territorial e fortalecer a cultura empreendedora do estado. “Através da implementação da Rede de Acesso à Inovação e da Expansão da Rede de Atendimento Integrado”, enfatizou o gestor.

De acordo com Alci, os projetos terão êxito e perenidade com a integração social, e nesta conjuntura, conforme o diretor – técnico do Sebrae secção Ceará, as universidades possuem papel fundamental na busca de soluções para o crescimento de cada realidade. “É preciso desenvolver o sentimento de pertença na população daquele território”, acrescentou o economista.

O pró- reitor de Operações e Expansão da Unijaguaribe, Gaarcia Junior, afirmou que o seminário pode contribuir através do estabelecimento de uma agenda de trabalho integrado entre os municípios para a elaboração e desenvolvimento de projetos comuns à macro e às microrregiões.

Gaarcia disse que o Centro Universitário Unijaguaribe ao estabelecer parcerias com organismos locais ao longo de 23 anos de história e atuação já formou cerca de cinco mil graduados, estendendo o compromisso dos serviços à comunidade.     

“Através do Núcleo de Práticas Jurídicas, da Clínica Escola, do Serviço de Psicologia Aplicada, do Horto Polo de Farmácia e mais 28 projetos de extensão, anualmente, a Unijaguaribe atende a dezenas de milhares de pessoas com vários serviços nas áreas de Saúde, Educação, Ciências Socias, Educação e Gestão”, pontuou o acadêmico.

Uma comitiva oriunda de Jaguaruana capitaneada pelo vice – prefeito do município, Naldo Quirino, esteve presente no evento. O Secretário de Esporte, Sergio Adriano, relatou que o encontro é extremamente importante: “E enriquecedor na busca de fortalecer cada vez mais toda a Região Jaguaribana e o nosso litoral leste, afinal de contas uma região enfraquecida representa uma perda significativa aos nossos municípios, no tocante a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, frisou Naldo.  

Além destas personalidades, compareceram a ambientação: a Secretária de Desenvolvimento Econômico do Aracati, Fátima do Carmo; o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Russas, Ari Célio Mendes; o Secretário de Cultura e Desenvolvimento Econômico de Beberibe, Alisson Freitas; e a Assessora Jurídica de Fortim, Dra. Delma Ferreira.