28 de Fevereiro, 2024

A importância da reserva financeira para prevenir problemas futuros

0

Valéria Bax, conselheira do Decisão Atacarejo

Descripción de la imagen

Aguardando imagem patrocinada

Todas as pessoas estão sujeitas a imprevistos financeiros e despesas inesperadas. Uma perda de emprego, um conserto no carro, algum problema de saúde ou até mesmo gasto com reforma e afins.

Por essa razão, é importante contar com uma reserva de emergência para solução desses problemas. Segundo o estudo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 52% dos brasileiros não possuem uma reserva financeira de emergência.

O primeiro passo para conseguir guardar alguma quantia, é o planejamento financeiro. “Essa reserva de emergência é um dos tópicos mais importantes em um planejamento financeiro, pois são os recursos destinados a situações inesperadas e emergenciais”, destaca a conselheira do Decisão Atacarejo, Valéria Bax.

Além disso, é necessário enfatizar que o estoque dos valores de reserva não é para gastar com coisas supérfluas, lazer ou compras por impulso. “Usar o dinheiro dessas maneiras vão contra a ideia principal da reserva, que é conceder uma estabilidade financeira em meio a imprevisibilidade do cotidiano”, afirma Valéria.

Mas como criar uma reserva de emergência?

Abaixo segue alguns tópicos importantes para conseguir uma reserva de valores emergencial.

• Listar as despesas fixas: É muito importante, em primeiro lugar, listar os gastos fixos como água, luz, internet, supermercado. Dessa forma, vai te ajudar a saber quanto pode guardar;
• Definir um valor de reserva: A reserva deve ser o bastante para cobrir as despesas por seis meses;
• Escolher onde guardar o dinheiro: É fundamental procurar algum tipo de ativo no qual seja possível pelo menos não perder o dinheiro para a inflação;
• Planejar aportes financeiros: Em alguns casos, é válido procurar jeitos de fazer renda extra para agilizar o processo;
• Reavaliar regularmente a reserva: É necessário reavaliar em caso de aumentar a família, ou em algum tipo de financiamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *