5 de Março, 2024

Juliana pretende garantir acesso em eventos sociais e esportivos a autistas

Deputada estadual Juliana Lucena

Descripción de la imagen

Aguardando imagem patrocinada

A deputada estadual Juliana Lucena (PT) continua trabalhando no aspecto de assegurar garantias para pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). Desta vez em estabelecer a estes indivíduos e respectivos acompanhantes o direito à meia-entrada nas sessões de cinema, teatro, espetáculos esportivos, shows e outros eventos culturais e esportivos realizados no Ceará.

Esta proposta tramita na Assembleia Legislativa como Projeto de Lei de autoria da parlamentar. Juliana analisa que a participação dos portadores desta sídrome é um desafio por razões sensitivas.

“A hiperatividade, a hipersensibilidade auditiva e visual, a dificuldade de concentração e a necessidade de permanecer sentado por um longo tempo tornam difícil assistir a uma sessão convencional de cinema ou um jogo de futebol”, explica a deputada.

De acordo com Juliana Lucena esse panorama é aplicado no Mato Grosso do Sul e também poder ser implementado no Ceará. Ela destaca que é dever do Estado e da sociedade implantar essa conjuntura “respeitando as limitações e diferenças, e nada mais justo que sejam facilitadas as formas de aquisição de ingressos em eventos culturais, e desporto”.

Conforme o Projeto de Lei, para obter o benefício deverá ser apresentado atestado médico constando o Código Internacional da Doença (CID) ou documento emitido por órgão oficial que comprove a condição alegada.