22 de Abril, 2024

Alerta para acidentes com motos no carnaval, constata Hospital Regional Vale do Jaguaribe

Foto: Sesa

Descripción de la imagen

Aguardando imagem patrocinada

Aguardando imagem patrocinada

Expectativas alertam para o aumento das estatísticas de acidentes automobilísticos durante o carnaval no Ceará. Em duas unidades do sistema de saúde estadual as fraturas ocasionadas por estes eventos são as maiores causas de internação, respectivamente, no Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ) e no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), localizado em Quixeramobim.

Números apontam que no setor de urgência e emergência do HRVJ, aberto no ano passado, o recinto hospitalar durante 2023 registrou 1.359 ocorrências envolvendo acidentes de trânsito, sendo que as admissões com motos são a maior causa: 686 registros. Em 2024, neste panorama com este veículo permanece como a principal causa, contendo 158 constatações.

Considerado pela Secretaria da Saúde do Ceará (SESA), referência no atendimento de emergência para a macrorregião do Vale do Jaguaribe, o HRVJ recebeu desde o início dos atendimentos mais 74 pacientes no que refere acidentes de carros. E também contabiliza transtornos no trânsito com bicicleta, ônibus e caminhão.

E no período momino, os gestores de saúde pública aumentam a apreensão quanto o significativo incremento de acidentes, em especial na sexta e na quarta, motivado pelo alto fluxo de veículos e a utilização de álcool pelos condutores. No HRVJ, reforçaram as equipes e a administração do hospital providenciou uma sala de reanimação em caso de múltiplas vítimas. “Iremos funcionar com técnicos de enfermagem, além de enfermeiro e médico a mais na equipe, fornecendo suporte necessário aos pacientes”, relata o coordenador do setor de enfermagem da unidade de saúde, Állysson de Sousa.

Aguardando imagem patrocinada