22 de Abril, 2024

Festival de teatro embala circuito cultural em Fortaleza

Atriz Fernanda Duarte, no espetáculo Paola CrossBox, atração do FESPORT

Descripción de la imagen

Aguardando imagem patrocinada

Aguardando imagem patrocinada

Panorama cênico cearense com intuito de difundir a produção teatral local, o Festival de Esquetes de Fortaleza (FESFORT) iniciou nova temporada hoje (21) contando com uma diversificada programação a se realizar até domingo (25), no Teatro da Praia, na capital cearense.  

Neste ano, serão apresentados 20 esquetes – peças de curta duração – contando com a participação de atores e atrizes em formação. Os espetáculos são gratuitos e começam às 19 horas. Esta é a 22ª edição da mostra teatral, que teve início em 1997.

De acordo com Carri Costa, idealizador da proposta, o evento surge como alternativa para os artistas da terra mostrarem e discutirem os respectivos trabalhos experimentais, que conforme o gestor, Fortaleza carece de um sólido cenário de espaços culturais. “Desde então, o FESFORT se consolidou como um espaço de valorização e divulgação da produção teatral do estado, reconhecido por lei estadual e pelo edital de festivais da Lei Paulo Gustavo”, acentua Carri.

Nesta edição, o festival homenageia uma das personalidades expoentes do circuito cênico alencarino, o B de Paiva. José Maria Bezerra de Paiva, conhecido como B. de Paiva, foi um ator, diretor, dramaturgo, poeta, professor e gestor cultural com uma atuação efervescente na linha de frente teatral alencarina. B. de Paiva nasceu em Fortaleza no ano de 1932, iniciou a carreira aos 15 anos de idade no Teatro – Escola do Ceará. E posteriormente, após uma jornada no Rio de Janeiro, o agitador cultural retorna ao Ceará e se torna um dos líderes do movimento de modernização cênica do estado. B de Paiva faleceu em 2023, aos 90 anos, na capital cearense.

SERVIÇO:

22° FESFORT – Festival de Esquetes de Fortaleza 2024 – De 21 a 25 de fevereiro, de quarta a domingo, às 19h. Gratuito. Teatro da Praia: Avenida Monsenhor Tabosa, 177 – Praia de Iracema; Fortaleza – CE

Aguardando imagem patrocinada