22 de Abril, 2024

No país, Ceará na ponta de alunos matriculados em regime de tempo integral

Foto: Governo do Ceará

Descripción de la imagen

Aguardando imagem patrocinada

Aguardando imagem patrocinada

Bons ares para a educação pública do Ceará, porque de acordo com o Censo Escolar 2023, divulgado na semana passada pelo Ministério da Educação (MEC), dados revelam que o estado lidera no país o requisito de alunos matriculados em escola de tempo integral no Ensino Fundamental, contendo 51,4% de estudantes alencarinos engajados neste tipo de modalidade educacional. E também no Ensino Médio com 49,1% do corpo discente com mais tempo integrado na escola, posicionando na terceira colocação, atrás de Pernambuco e Paraíba. 

O governador Elmano de Freitas relatou que este tipo de regime educacional é prioridade absoluta para o seu governo, e que a pretensão da administração conforme o governador, é ampliar desde a creche. “Nosso objetivo é ser uma rede de educação de referência para o mundo. Para isso, estamos incentivando nossos municípios a aderirem ao tempo integral, por meio do Paic integral, e ampliando a oferta no Ensino Médio”, ressaltou.

De acordo com o Governo o resultado satisfatório no Ensino Fundamental se atribui ao programa Paic Integral, que segundo o Executivo Estadual, esse panorama é uma política continuada que conecta o Estado e Municípios na estratégia de solidificar a aprendizagem dos estudantes e fomentar a aplicação do ensino em tempo integral.  

“Nós compreendemos que a educação em tempo integral é um espaço de fortalecimento das aprendizagens e que pode potencializar a perspectiva da educação integral que é tão forte em nossa rede [estadual]. Isso também garante uma diversidade curricular aos nossos estudantes, fazendo com que eles construam seu itinerário de formação, além de apoiar a construção de seus projetos de vida,” mencionou Jucineide Fernandes, secretária-executiva da pasta de Educação do Ceará (Seduc).

Aguardando imagem patrocinada