22 de Abril, 2024

Kito Fortim faz balanço de atividades e ações da Prefeitura de Aracati

Kito Fortim, secretário da Casa Civil de Aracati

Descripción de la imagen

Aguardando imagem patrocinada

Aguardando imagem patrocinada

Aracati hoje perpassa por um momento de esplendor nas ações e atividades executadas pelo prefeito do município, Bismarck Maia, pois esta é a percepção do atual secretário da Casa Civil da cidade, Kito Fortim, o qual conforme o gestor, o chefe do executivo municipal atuou para que ocorressem mudanças significativas em Aracati.

De acordo com Kito, na área da educação, a atual administração está trabalhando para que o município angarie o maior número de escolas de tempo integral da história, onde anteriormente não havia nenhum equipamento desse porte, e agora duas estão em construção. Kito enfatiza que Bismarck considera como obrigação para que todas as escolas do município sejam climatizadas, e que segundo o secretário, todas as unidades de ensino de grande envergadura de Aracati têm uma Areninha, o qual conforme o secretário incentiva a pedagogia esportiva.       

“Já temos uma piscina, que escola pública é muito difícil ter no estado do Ceará, mas temos aqui no Aracati uma, e já estamos agora dando ordem de serviço para uma nova piscina – semiolímpica – para um complexo de educação que nós temos ali no saudoso bairro da Maloca, que nós temos o Centro Vida, que é uma ação onde lá tem auditório, biblioteca, encontro de jovens, quadra 3×3 de basquete, quadra de tênis, que também no interior é muito difícil você ver isso, temos uma Areninha. Do lado nós temos uma creche pro infância, que são dos recursos FNDE, mais próximo nós vamos está construindo uma escola, e do lado nós temos uma escola profissionalizante que é do estado. Então vai ser um complexo educacional muito grande”, relata Kito.

Na área da saúde, Kito afirma que quando Bismarck assumiu, o prefeito recebeu o Hospital Municipal Eduardo Dias (HMED) com as estruturas comprometidas, contendo infiltrações, inclusive com tubo de gás vazando, e Kito ressalta que os danos foram reformados e restaurados. O secretário acentua que os investimentos no setor de saúde saltaram de 18, 22 milhões de reais anuais nas gestões anteriores para nos dias atuais em torno de 50, 60, 70 milhões de reais por ano.

Kito frisa que em 2017 foi convidado pelo prefeito Bismarck para assumir a Secretaria Executiva do Consórcio Público de Saúde de Aracati, e que foi implementado à época exames para colonoscopia, e que segundo o secretário, foram criados equipamentos para atendimento infantil para crianças de zero a dois anos portadoras de deficiência. “Nós fizemos aquele espaço aconchegante para que elas pudessem serem atendidas lá. Implantamos junto ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), também a prótese dentária, vários tipos de cirurgias dentárias, canais, tudo o que naquela época não existia, era o básico. Então esse aprimoramento nos deu já na área da saúde um grande ensinamento”, pontua.

O impacto econômico que o carnaval está gerando no município é avaliado por Kito como um investimento de aplicação de recursos que gera um efeito positivo no comércio da cidade. Você bota uma banda boa em cima do palco, por 50, 100, 200 mil reais, mas você tem que saber o que aquilo ali vai gerar em torno. Você bota uma banda e vem quem hospeda em sua cidade, vindo a rotatividade nas pousadas e nos hotéis. Esse pessoal que sai das festas vai comer em algum canto, você tem os restaurantes ou quem chega das festas vai ter um restaurante pra fazer aquela preliminar. Quem vem, vai beber, vai precisar de mototáxi, ou do táxi pra depois da festa procura pra sair, então você está envolvendo a classe de mototáxi ou táxi. Quem fica, se for o final de semana no outro dia vai para uma praia, e aí você está envolvendo os barraqueiros, os ambulantes, as pessoas que vendem e comercializam, então a rotatividade disso é muito grande”, analisa Kito.   

No esporte, o secretário aponta que o piso do ginásio poliesportivo de Aracati hoje é de primeira linha, e que antigamente tanto o ginásio quanto o estádio municipal serviam para armazenar objetos, e que o gramado do estádio não existia drenagem. “O Bismarck no segundo ou terceiro ano de sua gestão entregou o estádio municipal com grama, iluminação, com arquibancada, vestiário, na condição de dar para o povo do Aracati, e alavancar o esporte”, menciona Kito.  

Bismarck Maia e Kito no carnaval de Aracati
  • Veja entrevista de Kito Fortim concedida a Wellington Freitas;

Aguardando imagem patrocinada