20 de Junho, 2024

Governo do Estado lança “Empresa Mais Simples: Abre no Zap”

Foto: Gov. do Ceará

Descripción de la imagen

Aguardando imagem patrocinada

Aguardando imagem patrocinada

Pelo menos um milhão de empresas, essa é a perspectiva que o governo do estado pretende alcançar no sentido de desburocratizar as tramitações para o surgimento de entidades empresariais no intuito de facilitar a agilidade dos negócios estabelecidos através do whatsapp.

O Ceará é o primeiro estado do país a disponibilizar a utilização do aplicativo para a abertura de empresas, serviço denominado “Empresa Mais Simples: Abre no Zap”. O lançamento do projeto ocorreu hoje (23) com solenidade do Palácio da Abolição. Na ocasião, o governador Elmano de Freitas elogiou a iniciativa destacando que a proposta irá facilitar a desburocratização e favorecer o empreendedorismo no Ceará.   

“É um avanço tecnológico importante para o nosso povo, para o nosso estado. Vamos facilitar a vida daqueles que empreendem. No caso do Ceará, quase um milhão de empresas são de pequenos negócios. Dessas, a ampla maioria forma a grande parte dos empregos no estado. Isso também favorece oportunidades de emprego para o nosso povo”, salientou o chefe do executivo estadual.

A inovação se associa ao Programa Empresa Mais Simples, conduzido pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), que conforme a presidente da entidade, Carolina Monteiro, desde 2016 a instituição moderniza os procedimentos para tornar os processos acessíveis e ágeis.

“Antes, tínhamos uma realidade que pra abrir uma empresa no Ceará era uma saga que demorava de 145 a 200 dias. Hoje, com o Empresa Mais Simples, esse processo é automático. Acreditamos que inovação promove a eficiência, por isso a utilização da ferramenta de whatsapp vem para unir todo esse esforço que foi feito lá atrás. O whatsapp é usado por todo mundo, sendo o Brasil o terceiro país em utilização dessa ferramenta”, relatou a presidente.

A meta, de acordo com ela, é fomentar a cadeia empreendedora do estado fornecendo apoio conjuntural e acesso a linhas de crédito. “Queremos incluir as pessoas a se formalizarem desde o pequeno, desde o artesão, seja qual for a atividade econômica. Queremos convidar a fazer parte desse grande projeto de desenvolvimento econômico inclusivo, sustentável”, explana Carolina Monteiro.

Cadastramento. O serviço pode ser acessado no próprio whatsapp por meio do contato (85) 3108-2920. É necessário ter conta Gov.br, se não obtiver, acessa e se cadastra através do link: https://www.gov.br/pt-br/servicos/criar-sua-conta-gov.br Esse procedimento é para assinar o contrato social. No whatsapp, a condução das atribuições acontece com linguagem simples através de uma interação de uma inteligência artificial, que orienta a pessoa interessada até a conclusão do registro da empresa.

Para entidades de baixo risco, caso o município escolhido para empreender esteja integrado ao Programa Empresa Mais Simples, será possível ter acesso à formalização completa da nova corporação, adquirindo o contrato social, inscrições tributárias e a dispensa de licenciamento.

A ferramenta vai possibilitar, ainda, o registro na Jucec para empresas do tipo Sociedade LTDA e Empresário, incluindo todos os tipos de atividade e porte, sendo necessário a utilização do contrato padrão fornecido pelo sistema.

Empresa Mais Simples. Coordenado pela Jucec desde 2018, o programa Empresa Mais Simples viabiliza a formalização de empresas de baixo risco, de forma simplificada, 100% digital, pelo Portal de Serviços da Jucec, sem custos ao cidadão e em até três minutos. Clique aqui para acessar a plataforma.

Municípios cearenses que já aderiram ao programa: Sobral, Aquiraz, Eusébio, Baturité, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Itapipoca, Amontada, Acaraú, Mombaça, Quixeramobim, Ipu e Maracanaú. Para os demais municípios, ainda será possível concluir o registro da empresa na Jucec de forma automática.

Aguardando imagem patrocinada