20 de Junho, 2024

José Flávio Sombra Saraiva: renomado acadêmico de Limoeiro morre aos 64 anos 

José Flávio Sombra Saraiva

Descripción de la imagen

Aguardando imagem patrocinada

Aguardando imagem patrocinada

  • Com informações da TV Jaguanews

Intelectual formado no curso de Relações Internacionais e mestre e doutor em história, professor do Departamento de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), departamento que ele ajudou a fundar, o limoeirense José Flávio Sombra Saraiva faleceu neste sábado (18) acometido pelas complicações de Alzheimer. O sepultamento do corpo aconteceu ontem no cemitério Vale da Paz, em Limoeiro do Norte. 

Trajetória acadêmica ascendente com especializações internacionais, o docente lecionou na Universidade de Brasília por mais de 30 anos, organizou e escreveu mais de 13 livros, com destaque a publicação de 11 artigos no Journal Citation Records, prestigiado periódico internacional científico. Foi professor visitante em diversas universidades na Europa, América Latina, África e Ásia, e membro examinador de teses em instituições como a London School of Economics (LSE) e a Universidade Nacional de Rosário, na Argentina. 

Dirigiu o Instituto Brasileiro de Relações Internacionais (IBRI), e em seus últimos trabalhos, José Flávio se empenhou num projeto focado nos países africanos de língua portuguesa, com objetivo de abordar obras acerca das nações. Segundo Juscelino Castro, radialista de Limoeiro do Norte, o município fica órfão de uma personalidade que obteve notoriedade no cenário educacional e também da ciência global.

“Sua ausência será sentida não apenas por seus familiares e amigos, mas por toda a comunidade acadêmica e pelos muitos estudantes e profissionais que foram inspirados por seu trabalho e dedicação. A cidade de Limoeiro do Norte, berço de tantos intelectuais, se despede de mais um grande filho, com a esperança de que seu legado inspire novas gerações a alcançarem níveis semelhantes de excelência”, explana Juscelino.

Colégio em Limoeiro do Norte presta homenagem a José Flávio Sombra Saraiva

Aguardando imagem patrocinada