20 de Junho, 2024

PT inicia organização da pré – campanha de Evandro Leitão para a eleição em Fortaleza

Guilherme Sampaio e Evandro Leitão

Descripción de la imagen

Aguardando imagem patrocinada

Aguardando imagem patrocinada

O presidente do PT Fortaleza, o deputado estadual Guilherme Sampaio, afirmou que nesta semana a legenda iniciará o planejamento da pré – campanha de Evandro Leitão, para o pleito eleitoral à prefeitura de Fortaleza, em outubro. Segundo o parlamentar, o projeto de governo do candidato será baseado na consulta da sociedade civil.

“Um projeto que convida o povo, convida os intelectuais, convida os movimentos sociais, para nós debatermos juntos, estabelecer qual a cidade que a gente deseja. Lá atrás fizeram um projeto, o Fortaleza 2040, que só serviu pra peça de publicidade, foi completamente abandonado, ali tinha até boas ideias, mas serviu apenas como peça de propaganda. Nosso programa nós vamos construir ouvindo a população, indo aos territórios, ouvindo os movimentos sociais, sentindo a dor de quem está no cotidiano de nossa periferia, e que não é ouvida por essa prefeitura, porque ela acabou com o orçamento participativo, nós vamos voltar com o orçamento participativo, mas vamos construir isso em diálogo com a população, ao longo dos próximos dois meses, brevemente nós vamos divulgar essas atividades, nós vamos nos dedicar a dialogar com o nosso povo, e construir um programa popular e democrático”, relatou Guilherme.

Para o deputado estadual, a atual administração que comanda a prefeitura de Fortaleza é uma ‘grande decepção’, e que a população da capital tem demonstrado um grau de desaprovação no resultado das recentes pesquisas divulgadas. “Nós estamos vendo a cidade extremamente suja, hoje mesmo – na sexta – feira (7) – saiu uma matéria na imprensa dá conta de mais de 1.200 pontos de lixo, e por outro lado a Prefeitura cobrando uma taxa do lixo no momento em que a população ainda está recuperando sua renda depois da pandemia. Além disso nós temos um caos na saúde pública, tendo ainda os mesmos problemas de sempre, a falta de médicos nos postos de saúde, as emergências de vários hospitais fechadas logo depois da pandemia, quando a população estava precisando para tratar daquilo que foi reprisado durante a pandemia, tem uma concentração dos investimentos nas áreas mais ricas da cidade”, enfatizou.

No que consiste o teor de movimentação da campanha, o presidente do PT Fortaleza disse que terá um amplo palanque que reunirá nove partidos da base do governador Elmano de Freitas, e contará com apoio do presidente Lula e do ministro da Educação, Camilo Santana. “Da nossa bancada que é majoritária lá na Assembleia Legislativa, no sentido de ter a militância do Partido dos Trabalhadores, e dos partidos de esquerda, que sempre faz a diferença em eleições no município de Fortaleza, de aproveitar o legado das nossas administrações e inovar”, frisou.

Já o pré – candidato Evandro Leitão reforçou que a sigla está trabalhando e se organizando internamente para que a partir da convenção oficializar a candidatura e pleitear votos. Indagado sobre as tramitações de conversação com o PT, ele ressaltou que tem dialogado sempre, que já tem “uniformizado todos os passos”.

As declarações foram realizadas na sexta – feira (7) durante o lançamento do livro “Artur Bruno – Caminhos de Educação e Meio Ambiente”, de autoria da professora Nájila Cabral, no Teatro Nadir Saboya, em Fortaleza, em entrevistas concedidas ao jornalista Eleazar Barbosa. Artur Bruno, que esteve presente no evento, e atualmente é Assessor Especial do Estado, salientou que a eleição será muito disputada, porque conforme ele, o PT é um partido ‘muito forte’ em Fortaleza. O gestor elogiou Evandro Leitão por ser uma pessoa muito habilidosa no trato político, e destacou o acirramento na disputa por o atual prefeito ser candidato à reeleição.

“Então reconheço que vai ser uma eleição muito dura, porque normalmente o prefeito que está no poder ele tem a força, né, a história de Fortaleza sempre mostrou isso, e os candidatos de oposição também são muito fortes, então, tudo leva a crer que será uma eleição que vai ser decidida no 2° turno, mas acho que o Evandro Leitão, está se preparando bem, ele está com um grupo muito bom no entorno dele, na elaboração do programa de governo, e eu tenho convicção que será uma eleição disputada, mas com grandes chances de vitória”, mencionou Bruno.

O ex – deputado estadual Heitor Férrer pontuou que não pretende disputar nenhum cargo neste pleito eleitoral, e afirmou que em Fortaleza existe uma “tripolarização”, com o atual prefeito sendo apoiado por Ciro Gomes, o Evandro Leitão contando com o suporte logístico do PT, e o Capitão Wagner atualmente liderando as pesquisas, “que têm um recall muito forte e vai ser entre estes, creio eu que a prefeitura ficará”, explicitou.

Aguardando imagem patrocinada